Hipertireoidismo – Uma das doenças felinas mais típicas
AddThis compartilhando ButternsShare para o FacebookFacebookBookBookBearsHare para o TwitterTwitterTwitterShare para pinterestpinterestpinterestshare para moraddthismore
Na semana passada, componho sobre hipotireoidismo em cães; Nesta semana, analisarei mais um tópico crucial que também parece causar muita confusão. O hipertireoidismo é uma condição vista principalmente em gatos, bem como é tratada com um conjunto de medicamentos totalmente diferente. É muito crucial entender a diferença entre essas duas condições e quais medicamentos tratam qual condição. Mais uma vez começarei com algumas definições fundamentais, além de tentar manter as coisas o mais visual e remover possível:
hipopótamo
um prefixo utilizado ao explicar algo como sendo menor ou inferior
Hiper
um prefixo utilizado ao explicar algo como sendo maior do que ou mais
Hipertireoidismo
tireóide hiperativa
Hipotireoidismo
tireóide subativa
Glândula tireóide
Geralmente descoberto no pescoço e sua função é criar T3 e T4
T3
Triiodothronina, criada pela glândula tireóide
T4
A tiroxina, criada pela glândula tireóide, bem como com o T3, regula muitas funções cruciais do corpo, como o metabolismo
A glândula tireóide tem a função de converter iodo em tiroxina (T4) e triiodotironina (T3). O T4 e o T3 circulam por todo o corpo, bem como impactam quase todos os órgãos. A tiroxina regula o crescimento, o metabolismo, a função imune e a função cardíaca. Hormônio estimulante da tireóide (TSH) da glândula pituitária é o que sinaliza a glândula tireóide para secretar a tiroxina. O hipertireoidismo é a condição endócrina mais típica diagnosticada em gatos. Normalmente, ocorre desde um tumor da glândula tireóide que acaba aumentando a secreção dos hormônios da tireóide.
Hipertireoidismo
Mais típico em gatos
Hipotireoidismo
Mais típico em cães
Aspectos predisponentes ao hipertireoidismo
Mais típico na meia -idade para gatos mais velhos
Vários gatilhos nutricionais e ambientais prospectivos foram suspeitos
Nenhum fatores predisponentes entendidos genuínos.
Sinais e sintomas
Perda de peso
Diminuição do apetite
Aumento da sede, além de aumentar a micção
Vomitando
Diarréia
Nervosismo
Irritabilidade
Alta frequência cardíaca
Casaco de cabelo pobre
Fraqueza muscular
Respiração fraca irregular ou lenta (dispnéia)
Se não forem detectados antecipadamente, o hipertireoidismo em gatos pode prosseguir para algo chamado “tempestade da tireóide”, uma condição de emergência que precisa de tratamento instantâneo. Indicações e sintomas da tempestade da tireóide são freqüência cardíaca muito elevada, respiração de boca aberta, aparência de um ataque de pânico, possível agressão e/ou outros hábitos histéricos ao manusear.
Diagnóstico
As indicações de hipertireoidismo felinas podem parecer outras doenças, como insuficiência renal crônica, diabetes, doença inflamatória intestinal, além de outros distúrbios intestinais.
O veterinário pode fazer uma contagem sanguínea total (CBC), executar uma bioquímica sérica para detectar uma possível existência de enzimas hepáticas aumentadas, um teste T4 basal para obter uma cotação dos níveis de tireóide, bem como algo chamado teste de supressão de T3. No teste de supressão do T3, o T3 é administrado, bem como se desencadeia uma diminuição no T4, então o felino é normal; Se o felino tiver hipertireoidismo, a administração de T3 não causará diminuição ou menor diminuição no T4. O veterinário também pode querer fazer uma varredura da glândula tireóide para obter um conceito muito melhor do que está acontecendo.
Tratamento
The goal of treatment is to lower as well as normalize circulating levels of thyroid hormone. There are three treatment choices offered for hyperthyroidism in cats:
Drug Therapy: The antithyroid medication of choice, methimazole (Tapazole), is administered as a long term maintenance treatment for hyperthyroidism. It may likewise be administered temporarily up until treatment with surgical treatment or radioiodine is completed. The normal dose is 5mg by mouth every 8 to 12 hours. Blood tests are normally completed every 3 to 4 weeks up until the appropriate maintenance dose is reached. A transdermal gel formulation may likewise be compounded by the pharmacist as well as can be administered to the hairless skin of the inner ear flap. Propylthiouracil (PTU) can likewise be used, however has higher incidences of side impacts as well as is as a result no longer suggested in utilize for cats.
Surgery: The thyroid gland can be removed. This is fairly risk-free if done by an experienced surgeon. like any type of surgical treatment there are specific dangers included with the anesthetics or from the procedure itself.
Radioiodine: In radioiodine treatment, the feline is provided a one-time injection of radioactive iodine. The radioactive bits concentrate in the thyroid as well as selectively irradiate as well as ruin only the thyroid tissue that is malfunctioning.
There are other treatment choices that your veterinarian may go over with youdurante o exame. Não há método entendido para interromper o hipertireoidismo em gatos, considerando que a causa não é conhecida. O rastreamento da perda de peso, bem como com o trabalho de sangue de rotina realizado em gatos mais velhos, pode ajudar na detecção precoce. O melhor método para manter nossos gatos saudáveis e livres de riscos é estabelecer uma ótima conexão com seu veterinário, bem como pedindo preocupações quando algo não está claro.
É crucial observar que manter os medicamentos separados, bem como compreender essas condições, bem como o motivo de cada medicamento utilizado pode realmente salvar a vida do seu animal de estimação. Se você tiver algum tipo de preocupação com a medicação do seu animal de estimação, poderá fornecer um dos farmacêuticos 1800PETEDS um telefonema para obter assistência. Sob nenhum cenário, é um ótimo conceito fornecer um medicamento sobre o qual você não está compreendendo e remova completamente.
Hipertireoidismismão